Quantas pessoas entram em seu site todos os dias? Que páginas elas visitam? Por quanto tempo visitam? O que as faz sair do site? Essas e outras questões podem ser respondidas com a implantação do Google Analytics. Entender os dados coletados e traduzi-los em melhorias para o seu site é o nosso negócio!
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google. Na verdade, ele é um simples código de programação copiado em todas as páginas de um site. Esse código coleta informações de todas as visitas recebidas e transforma esses dados em um relatório estatístico. É a partir desses dados que podemos entender e melhorar a atuação de um site na Internet.
O relatório do Google Analytics apresenta informações mais básicas, como por exemplo, quantas pessoas entram em seu site e desses, quantas são novos visitantes e quantas são visitas recorrentes. E apresenta também informações mais complexas. Como por exemplo, como os visitantes interagem nas páginas de um site, por qual caminho navegam entre as páginas, ou quando clicam em links para fazer um download.
A análise de velocidade de carregamento de um site também é um dos itens importantes apresentados no relatório. Sabemos que os sites que demoram muito para carregar fazem com que os usuários fecham a tela e, com o nosso desempenho sendo monitorado podemos, por exemplo, diminuir um arquivo aminado em flash, ou dividir em mais partes o conteúdo de uma página, diminuir a resolução de uma imagem muito pesada etc.
A função “Relatório em tempo real” mostra quantas pessoas estão naquele momento dentro de seu site, de onde elas vieram e o que estão visualizando. Esse relatório é bem útil, por exemplo, para verificarmos a eficácia de determinada promoção feita em um dia específico para promover um produto X. Também pode mensurar o sucesso de um novo post que acabamos de publicar.
Com os relatórios e painéis de controle personalizados do Google Analytics, podemos escolher e organizar apenas os tipos de dados (KPIs) que precisamos monitorar de mais perto ou que nos são mais importantes em termos de negócios, para o site, e para a empresa como um todo. Além disso, temos os “Alertas Personalizados”, que avisam toda vez que acontece algum movimento inesperado ou muito diferente do que é considerado tráfego usual para determinado site.
Na ferramenta de segmentação avançada, podemos separar todas as visitas de nosso site em grupos de características comuns, para trabalhar melhor cada um deles. Podemos separar, por exemplo, visitantes vindos da busca natural do Google, visitantes vindos através do clique em um anúncio pago, visitantes diretos (as entram pelo endereço do site), visitantes que já são clientes, os que já trouxeram conversão em vendas etc. Tudo isso fica armazenado em histórico.
Os relatórios sociais do Google Analytics mostram quais as redes sociais que mais trazem visitantes e geram maior engajamento deles com o seu site. O Relatório de conversões mostra as taxas de conversão e o valor monetário das conversões (ROI) que ocorreram devido a visitas de redes sociais. O Relatório de Plugins sociais mostra quais artigos no site são mais compartilhados e quais botões de redes sociais estão sendo clicados para compartilhá-los (por exemplo, “+1” do Google ou “Curtir” do Facebook). Além disso, o Fluxo de atividades mostra como os visitantes se engajam com o conteúdo em sites externos.
Existem relatórios que medem o sucesso de seus esforços em publicidade online e mostram como tudo isso afeta as taxas de conversão e o retorno financeiro. Sejam em suas campanhas do Google Adwords, nos anúncios na rede de pesquisa Google, na rede Display (sites parceiros do Google), campanhas por Email ou redes sociais.
Por último, a ferramenta de anotações do Google Analytics permite-nos fazer observações por escrito dentro do próprio relatório que estamos analisando. Isso economiza tempo, pois podemos bater o olho em anotações curtas e pensar no desempenho como um todo, tirando conclusões através desse apanhado geral das observações feitas.
Enfim, a quantidade de dados e de tipos diferentes de informações nos relatórios gerados pelo Google Analytics podem e devem refletir em um site vendedor! Mais importante do que obter um grande número de visitas para um site, é saber converter as visitas em negócios fechados. Por isso o Google Analytics precisa fazer parte das decisões de seu site.
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