Trabalhar na criação de sites vai muito além de ter um design interessante. É indispensável pensar em navegabilidade, tempo de carregamento da página, hierarquia da informação, formulários de contato que funcionem e, principalmente, facilidade quanto á inserção de novos conteúdos. Em suma, é necessário muito mais que botões coloridos para que visitas se convertam em vendas. 

Por essa razão, recentemente, temos visto cada vez mais sites preocupados com tantos outros critérios de qualidade, não apenas a “beleza” de uma página. Exemplo disso é a enfase na criação de sites com estrutura de Blog. Embora os blogs não ofereçam tantas possibilidades quanto á efeitos animados, são funcionais e muito mais práticos para o que realmente importa: o conteúdo e o lucro real trazido por seus visitantes.

CMS é uma sigla bem conhecida hoje, do inglês Content Management System, ela designa em português o que chamamos de sistema de gerenciamento de conteúdo e é a melhor saída para a criação de sites que, além de continuarem lindos, ganham, e muito, quando o assunto é funcionalidade. Sites desse tipo são, por exemplo, sites construídos usando a plataforma WordPress ou Joomla! Em relação ao Google, sites CMS são também excelentes, visto que agregam muito quando á técnicas SEO, que visam a otimização de sites para que apareçam bem posicionados em mecanismos de busca.

Criação de Sites em WordPress

Um site feito em plataforma CMS possibilita que, com facilidade, possamos criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo sem a necessidade de termos conhecimentos em códigos de programação; dando assim maior autonomia e velocidade para as empresas, sem que elas precisem contratar um serviço específico de Webmaster. Quanto á aparência do site, é completamente personalizável e podemos também fazer uso de temas semiprontos.

E obviamente, eu não me canso de falar que, hoje em dia, UM SITE DEVE SER RESPONSIVO, OU SEJA, DEVE E TEM A OBRIGAÇÃO DE FICAR PERFEITO QUANDO VISUALIZADO PELO CELULAR. Quanto a isso, não dá para abrir mão! Se a pessoa que você contratar para fazer seu site não deixar ele lindo no celular, não usar plataforma CMS e não pensar em meios de coletar os contatos de seu visitante, É SÉRIO, procure outra empresa!

Mas apesar de a plataforma ou a linguagem de programação usada ser um dos critérios mais importantes na criação de sites, não é o único critério. Temos que pensar também em cada um dos elementos de uma página em si, no objetivo e na distribuição deles, na hierarquia de informação, no conteúdo e estruturação das páginas.

Pensar em como todo esse conteúdo está interligando uma página á outra através dos textos âncora, em como as imagens escolhidas estão representando o texto em questão, nas legendas, no formato, peso e na qualidade visual de cada arquivo de imagem e, principalmente, como todo esse conjunto de elementos, juntos, transmitem uma ideia.

 

Criação de Sites em WordPress

Temos que ter em mente que a criação de sites existe para transformar uma ideia intangível em algo tangível, perceptível, “entendível” para o usuário. Em outras palavras, o visitante precisa vivenciar a sua empresa, produto ou serviço quando NAVEGAR pelas páginas do seu site.

Geralmente o site é o primeiro contato de um futuro cliente com determinada empresa. Se o primeiro contato não for como o esperado, dificilmente esse cliente chegará a comprar o seu “produto real”, visto que o “produto virtual” não conseguiu conquistar sua atenção.

É muito importante que um site crie mecanismos de coleta de dados a respeito de todos os visitantes. Já imaginou o que aconteceria se, por exemplo, tendo uma média diária de 3 mil visitas, não tivéssemos algum formulário de contato ou mecanismo de mensuração para nos  relacionarmos com todas essas pessoas?

Com certeza perderíamos um mar de possíveis clientes. Não importa quão grande seja o número de visitantes diários de um site, se todas essas pessoas entram e saem sem manter qualquer tipo de contato com a sua empresa. Com conteúdo de qualidade geramos visitas frequentes, mas é mantendo o contato que se nutre o relacionamento com o cliente.

Por incrível que pareça, não é pequeno o número de sites que não oferecem um formulário de contato para ser preenchido pelos visitantes ou, quando oferecem, pedem tantas informações desnecessárias e criam tanta burocracia, que acabam afastando as visitas pois, cansadas de preencher dados, ficam cada vez mais distantes de se tornarem futuros clientes.

Email marketing na criação de sites

Obviamente que o formulário de contato não é a única maneira de coletar dados e que, não são só os dados de e-mail de um cliente que nos interessa, mas também opiniões e informações diversas que podemos usar para conhecer o perfil e necessidades do nosso público alvo.

Com a importância e o poder de alcance das redes sociais, não podemos esquecer de considerá-las e integrá-las ao layout na criação de sites, desde o momento de planejamento. É necessários escolher as redes sociais que melhor atendam ao tipo de mercado e público em questão e planejar como isso aparecerá no site e como serão monitoradas as interações sociais e vendas trazidas por causa dos Plugins sociais instalados.

Falando agora dos anúncios do Google Adwords, pode ser muito interessante para uma empresa disponibilizar espaço em seu próprio site para que outros sites anunciem em suas páginas. Isso ajuda a promover a sua marca e traz retorno financeiro, medido pelo número de cliques que um anúncio disposto em seu site recebe dos visitantes.

É no momento de criação de sites que pensamos em quanto espaço podemos destinar para anúncios de terceiros e com que tipo de sites queremos fazer essa parceria, dependendo, claro, de nosso mercado de atuação e do tipo de pessoas que pretendemos atrair.

Cada página, cada elemento, cada detalhe precisa ter um objetivo específico. Trabalhar com equilíbrio, esses, e tantos outros aspectos de planejamento e criação de sites, é o que faz a diferença entre apenas ter um site (que provavelmente ninguém visita) ou ter um site que realmente traga vendas e mexa com as pessoas!

 

 

Como web-designers, temos um duplo objetivo na Criação de Sites:

01 – Nosso trabalho na concepção, desenvolvimento e criação de sites está voltado para atrair, manter e coletar os dados de todos os visitantes conectados com a sua marca. Gerar tráfego de clientes qualificados, mantê-los sempre NAVEGANDO, interessados e participando da experiência de poderem se relacionar com sua empresa através de um site, é o que justifica cada um dos elementos colocados em uma página.

02 – Para a empresa que nos contrata, oferecemos um site limpo, claro e simples. O objetivo é tornar possível a autonomia de sua empresa no que diz respeito a poder atualizar e gerenciar todos os aspectos de seu site, sem que seja preciso contratar um profissional dedicado para a função. Isso torna a administração do site muito mais rápida e econômica. Além disso, oferecemos a hospedagem totalmente gratuita por tempo indeterminado.

 

GOSTOU DA NOSSA MATÉRIA? FAÇA SEU COMENTÁRIO!