A plataforma do Google Adwords oferece um grupo de ferramentas para planejar, criar, promover e mensurar o sucesso de nosso anúncio por toda a Internet. Na etapa de planejamento temos, por exemplo, a ferramenta de palavra chave e a ferramenta para mensurar a sazonalidade dessas palavras. Com elas, descobrimos a frequência mensal e a época em que uma, ou várias palavras, são pesquisadas pelos usuários de Internet na página de busca do Google.
O comportamento de busca do usuário é, sem sombra de dúvidas, um forte indicador do tamanho do mercado para determinado serviço ou produto, pois, em tempo real, mostra (através de números e estatísticas) qual é o desejo do consumidor, o que ele procura e o que ele pensa sobre sua marca no exato momento de pesquisa. É poder ser encontrado por seu cliente quando ele precisa de você.
Conhecendo o comportamento de busca e, em outras palavras, entendo como o seu cliente pesquisa na Internet, escolhemos quais palavras chave definem melhor o tipo de serviço que queremos promover. Simplificando, escolhemos as palavras pelas quais queremos ser encontrados quando alguém digitar alguma coisa no buscador do Google.
Cada anúncio é acionado por um grupo específico de palavras e podemos escolher quantas palavras quisermos para ativar determinado anúncio. Quando uma das palavras escolhidas for ativada, nosso anúncio no Google Adwords aparece nos resultados da pesquisa feita pelo usuário de Internet.
Cada palavra custa um valor diferente por clique, decidido conforme o volume mensal de buscas da palavra em questão. Palavras com grande volume de buscas custam mais caro, mas geralmente são muito amplas em seu significado, por isso, nem sempre demostram a real necessidade do cliente. Palavras mais baratas são menos procuradas, mas, por outro lado, quando bem combinadas, trazem um cliente melhor segmentado, ou mais propenso á fechar negócio; visto que esse cliente tem uma ideia mais clara do tipo de produto ou serviço que deseja adquirir, pois digita algo bem específico.
A palavra chave, ou o termo de pesquisa utilizado por um cliente, costuma revelar, não apenas uma necessidade de mercado a ser suprida, como também, em que etapa dentro do processo de decisão de compra cada pessoa se encontra. Isso é muito útil para direcionar uma estratégia de marketing e a maneira com que comunicamos a nossa mensagem no momento em que redigimos o anúncio.
Como uma empresa pode oferecer produtos diferentes ou precisa promover diversas ideias diferentes, temos na plataforma a opção de criar e dividir uma mesma Campanha Adwords em vários grupos de anúncios diferentes, com palavras e destinos diferentes.
Destino é para onde o clique em um anúncio leva o usuário (para onde o link está endereçado), em Marketing Digital, chamamos isso de Landing Page. A Landind Page, ou página de pouso de um anúncio, deve traduzir ou tangibilizar para o visitante do site exatamente a mesma promessa feita pelo anúncio. Isso porque o cliente precisa sentir que encontrou exatamente o que estava procurando, quanto começar a navegar pelas páginas do site.
Criando vários anúncios diferentes para um mesmo produto podemos, depois de algum tempo de campanha, mensurar o resultado e escolher, dentro da própria ferramenta Adwords, se algum anúncio deve aparecer com maior frequência que outro. Ou seja, colocamos em evidência os anúncios que geram maior número de cliques, visitações e vendas.
Chamamos isso de TESTE A/B. Nesse teste, criamos um anúncio A com determinadas características e, também, um anúncio B sobre o mesmo produto, mas com pequenas diferenças no texto, design, ou na maneira de falar com o público. Então, usamos a versão do anúncio que atrair mais clientes. O Adwords mensura o número de exibições e de cliques que cada anúncio recebe em determinado período e mostra todas as estatísticas de sucesso da campanha.
Ainda, durante a criação de um anúncio, temos como definir a configuração que melhor atenda ao nosso objetivo. As opções de configuração são diversas, mas algumas delas são: decidir o investimento diário para cada campanha, escolher o sexo e faixa etária das pessoas que serão atingidas pelo anúncio, determinar a data de início e término, o horário e dias da semana de veiculação do anúncio e escolher quantas vezes deve aparece por dia (limite de impressões diárias), etc.
Vale a pena comentar que, depois de ter o anúncio criado e configurado, temos a opção de que ele apareça apenas na página de pesquisa do Google ou, também, na Rede Display. A Rede Display é uma enorme quantidade de sites parceiros aonde o seu anúncio pode aparecer; na forma de texto, banner ou vídeo. Por exemplo, se a sua empresa vende remédios para emagrecer, seria interessante que seus anúncios aparecessem em sites de academia de ginástica ou em sites de clínicas de estética, saúde e beleza. Você também pode oferecer o seu próprio site como parceiro dentro da Rede Display e ser pago por isso, basta disponibilizar espaço para que outros anunciantes também anunciem. – Google Adsense.
Ainda, nas configurações para “Estender Anúncio” podemos colocar informações adicionais ao seu anúncio como, por exemplo, o endereço de sua empresa no Google Places, links específicos de seu site que você queira destacar, detalhamento de produtos, telefone de contato, links para seus perfis nas redes sociais, links para baixar aplicativos etc.
Ao estender seu anúncio você oferece mais informações ao cliente e, também, torna o anúncio maior em tamanho. Quanto mais espaço você ocupar na página do Google, mais visível você fica e mais sua empresa vende. Lembrando que a maneira de cobrança do Google é unicamente o número de cliques que o anúncio recebe, então, o número de palavras chave que você usa, o número de sites diferentes que o anúncio aparece dentro da Rede Display, o fato de estender ou não o anúncio, ou de escolher anunciar em texto, banner ou vídeo não alteram o preço final de sua Campanha Adwords.
Enfim, anunciar no Google Adwords é muito rentável para sua empresa. Falamos aqui não apenas da rentabilidade financeira, mas também frisamos o retorno em termos de promoção do seu site, serviço ou marca. É o que chamamos de Capital Social, tornar-se conhecido; afinal estar em evidência na página do Google é estar em evidência para um mundo inteiro de possíveis clientes.